A vida vai além dos 90 minutos da partida

Tinha cancelado o Emblogue-se há mais de um ano e agora retorno com o fim da Copa do Mundo. Fui considerado o chato nestas quatro semanas do Mundial. O motivo? Não acreditar na disputa que saiu do campo e, no meu entendimento, não encontrou o rumo.

O último torneio assisti em 1998, a famigerada Copa da França. Quanto nervoso naquele dia nublado. A casa enfeitada de verde amarelo, eu a própria Bandeira do Brasil, e a tristeza com o apito final.

Naquele dia senti a vergonha que muitos sentiram na terça-feira passada, 8 de julho, quando o Brasil jogou contra a Alemanha. Desde então, em Copa do Mundo eu durmo. Aproveitando as piadas, se tivesse entrado em coma no placar ia faltar digito de tanto gol que entrou na rede do Brasil.

Brinquei no período do Mundial que estava torcendo para a Seleção da Escócia e isto rendeu muitas gargalhadas, pois o time nem estava participando da disputa. Mas não praguejei. Muito pelo contrário. Respeitei a devoção de cada amigo, família e desconhecido. 

As vezes heróis são necessários para motivar o dia-a-dia. E os uniformes não precisam ser colados ao corpo e tão pouco, capa vermelha. Basta o velho e bom futebol em campo para inspirar o povo.

Mas senti tristeza em ver o brasileiro queimar a Bandeira Nacional como protesto por um desempenho duvidoso nos 90 minutos da partida. Que por sinal, foram os 90 minutos mais longos para uma Nação.

E as histórias que foram construídas após a derrota? Pelo amor de Deus, a criatividade é uma faca de dois gumes. Beira um paradigma digno dos roteiros de Steven Spielberg, na série "Além da Imaginação". Nominaram culpados igual o período da inquisição. Ainda bem que fogueiras foram abolidas para estes casos de descontentamento em massa.

Os enredos foram da péssima estratégia em campo até a política. Alguém tem que levar a culpa e o pior é que a "voz do povo é a voz de Deus". E este povo esquece do segundo dos 10 Mandamentos: "Não usar o Santo Nome de Deus em vão"...

Bem, vamos lá, que a segunda-feira chegou, a Copa ficou no passado, digo ontem, e a realidade não fica só em 90 minutos...

Por hora, ctrl, alt del e tchau.

Ah! Parabéns (?) para a Alemanha pela conquista do Mundial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dança da chuva